segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como estimular a leitura entre os jovens

PESQUISA:
       COMO ESTIMULAR A LEITURA ENTRE OS JOVENS

Os professores de hoje em dia sabem mais do que ninguém o quanto é complicado e quase impossível fazer com que os jovens leiam bons livros. Eles preferem ficar na internet, conversar com amigos “Quem se coloca contra uma leitura querida pelos jovens pode perder a oportunidade de lhes mostrar outras leituras mais interessantes do ponto de vista estético", igos nos programas de bate papo, ficar até altas horas em festas do que ler um livro ou qualquer outra coisa que contenha boas informações. Mas, nas escolas os professores podem se aliar aos gostos dos jovens para fazê-los ler o que eles gostam assim o professor pode usar esses livros que são sucesso entre os jovens para levá-los a leitura de clássicos. Crepúsculo, Harry Potter, Eragon, O Pequeno Principe, O Diário da Princesa, Coração de Tinta e Gossip Girl fazem parte da lista de livros adorados pelos jovens. Pois, abordam temas que fazem parte do dia a dia dessa faixa etária e que podem a levar ao gosto de livros renomados como clássicos, veja alguns exemplo. A série de livros Crepúsculo é uma boa opção, pois mexe com as fantasias românticas dos jovens, podendo estimular a leitura de histórias de amor tão famosas como a de Romeu e Julieta, um clássico de Shakespeare.As aventuras do pequeno bruxinho Harry Potter são bastante adoradas pelos jovens, e estimulam assuntos de amizade e confiança, além de poder levar a outros tipos de leitura.O livro Eragonde Christipher Paolini também é bastante interessante, pois mistura fantasia e aventura e traz ainda elementos da Idade Média. É um livro bastante rico e que causa interesse por parte dos jovens.Outra obra que faz a cabeça de crianças, jovens e até adultos é O Pequeno Príncipe, fábula que valoriza valores e bastante ilustrada, o que causa muito interesse nas crianças. "Quem se coloca contra uma leitura querida pelos jovens pode perder a oportunidade de lhes mostrar outras leituras mais interessantes do ponto de vista estético", alerta a professora Juliana Loyola, do curso de Letras e da pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. "Nem que seja pelo valor mercadológico, já vale a pena. Esses livros dialogam com o jovem, ou porque mimetizam a velocidade da TV e da tela de cinema, ou porque abordam temas do universo dele. O problema é quando o leitor só tem contato com esse tipo de livro", completa. Diante desse quadro, pais e professores podem seguir dois caminhos: incentivar jovens leitores a se interessarem também por uma literatura mais consistente e, ao mesmo tempo, aproveitar a leitura deles de best-sellers para abordar temas em casa e na escola. A seguir, veja dicas de como estimular o jovem expandir sua experiência literária.
Penso que, aqui também esta um fator de incentivar a leitura. Sem excluir a literatura comercial, informativa deveria também em todas as salas de recepções pessoas terem acesso à literatura diversificada como livros de conto, poesias; livros infantiis. Enfim, uma literatura que desperte às pessoas lerem. Evidentemente, não se vão colocar romances longos de trocentas páginas, mas pequenos contos, poesia, infantil, etc. Como isto, poderia incentivar e despertar as pessoas lerem. A maioria das pessoas gosta de ler um poema, se emocionar num conto. Toda criança adora uma literatura infantil. Não tenho duvidas que esta iniciativa provoque uma revolução cultural produzindo grandes efeitos. Quantas salas de recepções há em todo país? Quantas pessoas são atingidas e podem ser perfeitamente estimuladas para leitura? Certamente, o acesso aos livros estimula até mais que através do ensino, da disciplina curricular, ou melhor, dá continuidade ao processo de incentivo à cultura. Muitas vezes determinadas vontades, gostos estão encubados na pessoa, somente precisando ser estimulados, e isto, pode ocorrer pelo acesso rápido, fácil e corriqueiro numa simples mudança de comportamento, onde livros intelectuais possam estar paralelamente disponíveis com outros tipos de leituras como revistas, jornais, etc. todos tendo acesso

"O ensino da literatura ainda não se libertou da metodologia do passado, em que leitura era obrigação, e não prazer"
"Uma bela história ou um belo poema melhoram nossa vida", diz o escritor Moacyr Scliar. Autor de mais de 80 livros, publicados além do Brasil na Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, e Espanha, Moacyr Scliar é um entusiasmado defensor da leitura. "Quem se coloca contra uma leitura querida pelos jovens pode perder a oportunidade de lhes mostrar outras leituras mais interessantes do ponto de vista estético", Ele próprio escreveu uma adaptação de O Guarani, clássico romance de José de Alencar, voltada para o público infanto-juvenil. No livro de Scliar, um grupo de adolescentes participa de um concurso de vídeo e para isso estuda a obra de Alencar, comparando-a com a nossa atualidade. "O conhecimento da vida e do mundo que se pode adquirir pela leitura é sempre mediado pelo sentimento. Por isso, melhor que perguntar para um jovem 'O que o autor quis dizer com esse texto?' é questionar 'O que você sentiu lendo esse texto?'", explica. Suas principais considerações sobre Educação brasileira, em entrevista ao Educar para Crescer:
Para que a criança e o adolescente vejam sentido naquela leitura, é preciso formar pontes entre ela e a realidade deles. "Às vezes, precisamos voltar ao passado e vir trazendo o texto para o presente, mostrando nele elementos do hoje", observa a professora Wilma Maria Sampaio Lima, do Colégio Rio Branco, em São Paulo (SP). Em sala de aula, o trabalho deve enfatizar, principalmente, os livros que os alunos não conhecerão por si mesmos. "Isso não significa, porém, que não possamos abordar best-sellers, afinal há aqueles que são considerados clássicos hoje que já foram textos de leitura popular na época de seu lançamento", diz Wilma.
Sentir gosto, ouvir, conhecer o frio e o quente, cheirar, ver. O escritor e cartunista Ziraldo acha que ler e escrever deveriam ser encarados assim, como um dos sentidos do ser humano. 'Poder escrever o que sente e entender o que lê é tão importante quanto', afirma. E ele não está falando de alfabetização, de juntar sílabas, saber pronunciá-las e entender do que se trata. Mas, sim, do efeito de ler, ser surpreendido, refletir depois, querer contar para os outros. 'O livro infantil desperta o gosto pela leitura', diz o cartunista. Tanto nas crianças quanto nos adultos.
E por que a leitura não pode dar prazer à criança, como assistir à TV, falar no MSN, ouvir iPod e jogar no computador? O verbo 'precisar' pode ser uma explicação. Dificilmente ele se dá bem com o substantivo 'prazer'. Pois um tem obrigação embutida, o outro, escolha. Imagine se obrigássemos as crianças a comer chocolate ou pipoca, jogar futebol, dançar, dar risada...

Por mais esquisito que pareça, prazeres precisam ser apresentados. Você precisa ter acesso, provar e gostar, ou não. Por que as crianças preferem outras atividades, em vez de ler? Será que elas têm livros disponíveis? Há algum adulto - aquele ser que criança adora imitar - por perto delas que ame livros? Se você sabe que livro é importante mas se perdeu nos argumentos, continue a ler esta matéria. Você já se deu conta do que há no mundo da literatura? Ele nos dá abrigo, refúgio, medo, conforto, mais dúvidas, novidades, frio na barriga... É lá que redescobrimos que não somos máquinas: temos sentimentos - bons e ruins. O mundo da leitura é tão rico que as crianças vão querer ler tudo e ficar com gostinho de 'quero mais'. E uma boa notícia: como todo bom hábito, é melhor que seja desde cedo, claro, mas nunca é tarde para começar.



DICAS PARA HÁBITO DE LEITURA:
1. Escolha uma hora bem calma
2. Faça da leitura um prazer
3. Mantenha o fluxo
4. Seja positivo
5. Sucesso é a chave
6. Visite a Biblioteca
7. Pratique regularmente
8. Converse com o pimpolho
9. Fale sobre os livros
10. Varie sempre
Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre o livro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.

Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/incentivar-jovens-leitura-484060.shtml
http://www.ataide.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=343556
http://www.guiadicasgratis.com/como-estimular-a-leitura-dos-jovens/
http://educarparacrescer.abril.com.br/amigos-educar/moacyr-scliar-528638.shtml
http://www.lendo.org/dicas-para-incentivar-a-leitura-nas-criancas/
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI968-10536,00.html